Image Map

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sucos para uma boa digestão


Muitas vezes, depois de uma semana de alimentação regrada, nos permitimos nos finais de semana ou feriados nos deliciar com bolos, doces, salgadinhos, churrascos, ou ainda as tradicionais feijoadas ou macarronadas das avós, mães ou sogras. Porém, o consumo de certos alimentos com maior índice de açúcares, carboidratos e gorduras são os grandes causadores da má digestão, pois geralmente sua frequência é regulada, mas as quantidades não.
A consequência para o exagero nas quantidades das guloseimas – que naturalmente já são alimentos mais difíceis de digerir, são sensações de mal estar, estômago pesado e intestino congestionado. Para solucionar o caso, além de mudar de atitude – buscando evitar os abusos alimentares, existem excelentes opções de sucos naturais que podem auxiliar o processo digestivo.
Os sucos naturais não são só um remédio para se desintoxicar, eles podem e devem ser bebidos juntos com a comida – desde que sem exagero.
Não há porque ter receios em tomar sucos enquanto come, estes são excelentes acompanhantes de qualquer prato, pois, ao contrário do que se pensa, os líquidos, quando adequados, são parceiros, e não inimigos, da digestão leve.

Suco natural: digestão perfeita

Os sucos naturais, além de nutritivos por si só, ajudam a ação das enzimas digestivas no estômago – evitando o tal efeito de “barriga estufada”; e potencializam a absorção de boas substâncias contidas nos alimentos que são ingeridos juntos com eles.

Ingredientes especiais

Todas as frutas, verduras e cereais podem ser ingredientes de sucos naturais que tenham objetivo de auxiliar a digestão, pois em suas composições naturais sempre há fibras. Para quem está em busca de opções mais específicas e, portanto, mais eficientes, deve compor seu suco natural com alguns dos elementos abaixo:
  • Abacaxi e mamão: Contêm bromelina e papaína, respectivamente, enzimas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteína;
  • Limão: Funciona como adstringente no estômago e evita as sensações de “queimação”, prevenindo acidez excessiva;
  • Banana: Possui frutano, um amido resistente que contribui para a regularização do trânsito intestinal, ajudando inclusive a reverter quadros de diarreia;
  • Iogurtes: Muitos contêm bactérias probióticas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de microorganismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal e inibem a colonização de bactérias no trato gástrico;
  • Hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, boldo, quássia, raiz de genciana, carqueja, anis estrelado, menta e psyllium: Têm componentes diversos que são excelentes antieméticos – promovem a melhora de enjoos; evitam o acúmulo de gases e estimulam a motilidade do sistema digestivo;
  • Gengibre: Auxilia na secreção gástrica e tem um poder antiinflamatório natural, ajudando na digestão e combatendo quadros de gastrite, queimações, dores e náuseas;
  • Couve: Contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão;
  • Aveia, cevada, linhaça, e gergelim: Possuem fibras insolúveis que atuam dando consistência ao que será excretado e regulando o trânsito intestinal.
Para aqueles que questionam a praticidade de adotar a rotina saudável de fazer e ingerir sucos naturais, a nutricionista Isabella Peixoto orienta: “Deixe a preguiça de lado e pense inteligente: cuidar da sua alimentação vai fazer você economizar tempo e dinheiro em idas a médicos. Com um pouco de organização é possível tornar tudo mais prático: descasque as frutas e verduras, separe-as em potes e guarde no congelador para ganhar tempo no preparo sem perder os benefícios dos nutrientes para manter o corpo saudável e com belas curvas.”.
Mesmo para quem não tem problemas digestivos, adotar a ingestão de sucos naturais é importante para manter o organismo bem nutrido e em equilíbrio. Considere incluir mais sucos naturais na sua alimentação.

~Via dicasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Portal Of Selena Gomez |Layout Por: Gabriela Cristina | Código por: Raphael Cardoso| Todos os direitos reservados.